ETAPAS DA PERFURAÇÃO


Licença de Perfuração

Antes de iniciar a perfuração é necessário o requerimento de licença de execução de poço tubular profundo, onde será protocolado junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).


Local da Perfuração

Para determinar o local de perfuração existe algumas maneiras:

• Determinada pelo próprio cliente

• Radiestesia

• Estudos geofísicos


Inicio da Perfuração

Os primeiros metros da perfuração serão em um diâmetro maior no método rotativo, para aplicação do tubo de boca e da cimentação anelar, a perfuração irá até a localização do solo alterado / argiloso. Após esse procedimento a perfuração será em diâmetro menor no método roto-pneumático, com objetivo de atravessar rocha alterada fraturada.

Revestimento do Poço

Nessa etapa será instalado o revestimento, que previne infiltrações e desmoronamento na camada sedimentar inconsolidada ou seja sendo um isolante sanitário para garantir e evitar problemas que possam comprometer a qualidade da água. Dependendo da necessidade do cliente será dimensionado o revestimento em: geomecanico, aço carbono, aço galvanizado ou inox.

Desenvolvimento da Perfuração

Após a aplicação do revestimento, prossegue-se a perfuração na rocha sã, podendo conter fraturas, no método roto-pneumático, o objetivo é a possível localização do lençol freático (águas subterrâneas). Nessa etapa será recolhido o tipo de materiais para análise em laboratório para realização do perfil geológico do poço.

Término da Perfuração

Concluída a perfuração do poço, serão realizados os ensaios de vazão para uma simples averiguação do poço e em seguida executa-se a limpeza do poço com o compressor de alta pressão, a função dessa limpeza é de remover alguns sedimentos provenientes de materiais do subsolo da perfuração e para possíveis desobstruções das fraturas.

Teste de Produção de Vazão

Objetivo desse teste é analisar o rendimento do poço, dando informações importantes como nível estático e dinâmico, a produção da vazão e o tempo de rebaixamento. Esse teste é indispensável para o dimensionamento do equipamento de retirada de água.

Equipamento de Retirada de Água

Após o dimensionamento serão instalados o conjunto moto-bomba submerso, tubos edutores em aço galvanizado e o cabo flexível PP para alimentação. Esse equipamento é protegido pelo quadro de comando, esse quadro é composto por sistemas de proteção contra descargas elétricas, quedas de energia e amperagem elevada.

Regularização do Poço

O cliente terá 30 dias para obter a outorga de uso da água

video-arco-iris-poços-artesiano-1video-arco-iris-poços-artesiano-2