QUAIS OS PASSOS PARA UM CONDOMÍNIO TER UM POÇO ARTESIANO?

QUANTO CUSTA UM POÇO ARTESIANO?
abril 5, 2018
Água – Como reduzir custos em até 50%
setembro 6, 2018

QUAIS OS PASSOS PARA UM CONDOMÍNIO TER UM POÇO ARTESIANO?

Devido a crise hídrica ter se agravado nos últimos anos, diversos condomínios tem buscado uma solução para este problema, desta forma resolvemos listar os passos para um condomínio ter um poço artesiano.
Com isso, ter um poço artesiano no seu condomínio passou a ser uma excelente opção para fugir deste inconveniente e se resguardar dos momentos de falta d´água.
“Vale ressaltar que o fato de no seu condomínio ter um poço artesiano não significa que você pode usar e abusar da água. USE COM SEMPRE CONSCIÊNCIA”!

Vamos lá… fique atento aos passos corretos:

1. A ESCOLHA DA EMPRESA.
Este é o passo mais importante. Antes de convidar as empresas para apresentar um projeto e valores da obra para ser aprovada em assembleia é fundamental ter em mente as especificações técnicas que a empresa deve ter. Em primeiro lugar, a empresa deve ter um engenheiro ou geólogo e também deve seguir as normas estabelecidas no NBR 12212 (ABNT) Associação Brasileira de Normas Técnicas para o setor.

2. PROVIDENCIAR A LICENÇA
Após aprovação em assembleia e com a empresa devidamente escolhida, o próximo passo será apresentar o projeto (onde está descrito informações como a vazão de água que o condomínio poderá utilizar do poço) e solicitar uma outorga de perfuração.
Este documento é solicitado no órgão responsável de seu estado e deve ser feito pela empresa contratada para a perfuração. Lembre-se de verificar este passo durante a escolha da empresa.

3. INÍCIO DA PERFURAÇÃO
Depois de receber a licença já pode dar início a perfuração. Esta etapa do projeto dura entre 15 e 20 dias e já instala-se a bomba para retirada da água.

4. UMA NOVA LICENÇA
Agora é necessário analisar a água do poço. O órgão local deve analisar e aprovar para consumo (para beber ou não). Esta etapa chama-se, outorga de uso do recurso hídrico.
Para consumo também é necessário o Cadastro do Sistema/Solução Alternativa de Abastecimento de Água para Consumo Humano este cadastro deve ser feito no Departamento de Vigilância Sanitária.

5. MANUTENÇÃO PREVENTIVA
O condomínio deve ficar atento, pois, todo ano é preciso fazer a manutenção da bomba e também análise da água através de amostra para o órgão responsável.

Como se pode ver não são passos tão simples e é fundamental contratar uma empresa idônea, com profissionais competentes e experiência na área para este projeto e seu condomínio. Isso certamente evitará muitas dores de cabeça.

A Arco Iris Poços Artesianos é uma empresa com sede na cidade de Tietê-SP, com mais de 23 anos de experiência em perfuração, manutenção e regularização de poços artesianos. Com um grande diferencial, pois, possui profissionais nas áreas operacionais e ambiental.

Quer obter mais informações?
Clique aqui e entre em contato conosco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *